Informações para você!

Fique antenando nos feriados e eventos na região.

Bandeira Azul faz Praia do Peró virar exemplo para outras cidades

20dez

Com uma paisagem de arrancar suspiros, a Praia do Peró, em Cabo Frio, não é mais só um exemplo de beleza, mas de sustentabilidade. O local recebeu a Bandeira Azul, o troféu mais cobiçado dos destinos turísticos. O selo internacional foi certificado pela Fundação de Educação Ambiental, com sede na Dinamarca.

A certificação garante a qualidade da água, areia, segurança, mobilidade e acessibilidade da praia. Ao todo, 34 critérios são avaliados pelo júri, formado por representantes dos Ministérios do Turismo, do Meio Ambiente, das Cidades e do Serviço de Patrimônio da União. O título conquistado na Região dos Lagos é o primeiro fora da capital. Até então, apenas a Prainha, na Zona Oeste do Rio, ostentava o selo no estado.

 

Com a conquista, a Praia do Peró passou a ser exemplo para outras cidades, como Búzios e Angra dos Reis. O prefeito de Angra, Fernando Jordão, e o presidente da Associação Comercial e do Sindicato dos Hotéis de Búzios, Thomaz Weber, já buscaram informações e orientações sobre o projeto.

A praia passou por dois anos de testes mensais e muito envolvimento da sociedade civil, que realizou diversas ações de conscientização ambiental com a população local. A busca pela certificação foi uma iniciativa do movimento Amigos do Peró.

— Há quatro anos, procuraramos a coordenadora nacional do Bandeira Azul, Leana Bernardi, quando ela esteve no Rio para renovar a certificação da Prainha. Levamos fotos e ela se encantou com o Peró e apontou o trecho urbano, que já dispunha de serviços, para alavancar o projeto — relembra Marta Rocha, do Amigos do Peró, que esteve à frente da iniciativa.

Orla revitalizada

A Bandeira Azul contempla um trecho de 500 metros, junto aos quiosques, dos 7,2km de extensão da praia. A orla foi revitalizada. De acordo com ambientalistas, a maior obra foi a proibição do tráfego de veículos na via junto aos quiosques. A obra incluiu acesso à praia, com rampas para portadores de necessidades especiais, além de banheiros apropriados. A Polícia Militar reforçou o policiamento na região e garantiu ocupar a Base Operacional na Praça do Moinho.

Durante o hasteamento da bandeira, em novembro, o coordenador de Meio Ambiente da Secretaria de Desenvolvimento, Mario Flavio Moreira, afirmou que o cumprimento dos critérios que levaram à certificação serviu como um “catalizador de boa vontade”.

— Não é fácil cumprir um por um dos critérios mantendo análises da qualidade da água e da areia, por exemplo, sempre 100% perfeitos. Para isso, precisamos contar com a colaboração de diversos parceiros — disse, referindo-se aos moradores, veranistas, comerciantes, ambientalistas e servidores públicos.

Com o selo de qualidade, há a expectativa de maior geração de emprego, de acordo com estudos da Fundação de Educação Ambiental. O prefeito de Cabo Frio, Adriano Moreno, se comprometeu com a manutenção da certificação.

— Cabo Frio assumiu um novo patamar turístico a partir dessa certificação. Garanto fazer todo o possível para manter essa certificação e torná-la o principal cartão de visitas da nossa região. Uma cidade que cuida e se preocupa com o meio ambiente e com a qualidade de vida da sua população e que faz da sua principal atividade econômica, um caminho de conscientização e aprendizado — discursou, orgulhoso.

 

Fonte: Jornal Extra