Informações para você!

Fique antenando nos feriados e eventos na região.

Bandeira Azul faz Praia do Peró virar exemplo para outras cidades

20dez

Com uma paisagem de arrancar suspiros, a Praia do Peró, em Cabo Frio, não é mais só um exemplo de beleza, mas de sustentabilidade. O local recebeu a Bandeira Azul, o troféu mais cobiçado dos destinos turísticos. O selo internacional foi certificado pela Fundação de Educação Ambiental, com sede na Dinamarca.

A certificação garante a qualidade da água, areia, segurança, mobilidade e acessibilidade da praia. Ao todo, 34 critérios são avaliados pelo júri, formado por representantes dos Ministérios do Turismo, do Meio Ambiente, das Cidades e do Serviço de Patrimônio da União. O título conquistado na Região dos Lagos é o primeiro fora da capital. Até então, apenas a Prainha, na Zona Oeste do Rio, ostentava o selo no estado.

 

Com a conquista, a Praia do Peró passou a ser exemplo para outras cidades, como Búzios e Angra dos Reis. O prefeito de Angra, Fernando Jordão, e o presidente da Associação Comercial e do Sindicato dos Hotéis de Búzios, Thomaz Weber, já buscaram informações e orientações sobre o projeto.

A praia passou por dois anos de testes mensais e muito envolvimento da sociedade civil, que realizou diversas ações de conscientização ambiental com a população local. A busca pela certificação foi uma iniciativa do movimento Amigos do Peró.

— Há quatro anos, procuraramos a coordenadora nacional do Bandeira Azul, Leana Bernardi, quando ela esteve no Rio para renovar a certificação da Prainha. Levamos fotos e ela se encantou com o Peró e apontou o trecho urbano, que já dispunha de serviços, para alavancar o projeto — relembra Marta Rocha, do Amigos do Peró, que esteve à frente da iniciativa.

Orla revitalizada

A Bandeira Azul contempla um trecho de 500 metros, junto aos quiosques, dos 7,2km de extensão da praia. A orla foi revitalizada. De acordo com ambientalistas, a maior obra foi a proibição do tráfego de veículos na via junto aos quiosques. A obra incluiu acesso à praia, com rampas para portadores de necessidades especiais, além de banheiros apropriados. A Polícia Militar reforçou o policiamento na região e garantiu ocupar a Base Operacional na Praça do Moinho.

Durante o hasteamento da bandeira, em novembro, o coordenador de Meio Ambiente da Secretaria de Desenvolvimento, Mario Flavio Moreira, afirmou que o cumprimento dos critérios que levaram à certificação serviu como um “catalizador de boa vontade”.

— Não é fácil cumprir um por um dos critérios mantendo análises da qualidade da água e da areia, por exemplo, sempre 100% perfeitos. Para isso, precisamos contar com a colaboração de diversos parceiros — disse, referindo-se aos moradores, veranistas, comerciantes, ambientalistas e servidores públicos.

Com o selo de qualidade, há a expectativa de maior geração de emprego, de acordo com estudos da Fundação de Educação Ambiental. O prefeito de Cabo Frio, Adriano Moreno, se comprometeu com a manutenção da certificação.

— Cabo Frio assumiu um novo patamar turístico a partir dessa certificação. Garanto fazer todo o possível para manter essa certificação e torná-la o principal cartão de visitas da nossa região. Uma cidade que cuida e se preocupa com o meio ambiente e com a qualidade de vida da sua população e que faz da sua principal atividade econômica, um caminho de conscientização e aprendizado — discursou, orgulhoso.

 

Fonte: Jornal Extra

Bandeira Azul é hasteada e Praia do Peró

26nov

A Bandeira Azul foi hasteada na Praia do Peró, em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, em uma cerimônia realizada na manhã de domingo (25). A praia é a primeira do Estado do Rio de Janeiro a receber o selo internacional, que atesta a qualidade e a sustentabilidade do local.

O título mundial foi conquistado em Cabo Frio após dois anos de testes mensais que comprovaram as condições da água, além do cumprimento das exigências feitas pela Fundação para Educação Ambiental (FEE), com sede na Dinamarca.

“Para a cidade que vive do turismo de praia e sol, a Bandeira Azul é o programa mais importante. Se você tem o selo internacional, tem uma praia de qualidade, não somente de água limpa, mas de areia limpa, de serviços e de acessibilidade”, afirma o biólogo Mário Flávio Moreira, coordenador de Meio Ambiente de Cabo Frio.

Fonte: G1

Verão tradicional

12nov

Já sabemos que a região dos lagos é o point do verão, aqui faz calor, tem praias e muita diversão para toda a família!

Venha curtir o verão mais badalado do Brasil, faça sua reserva agora e garanta tranquilidade na sua viajem.

Faça sua reserva pelo telefone ou por email

(22) 2647-1746   //   laplage@laplage.com.br

Festas de final de ano

11nov

As festas de fim de ano já são uma tradição no calendário da cidade de Cabo Frio, com uma decoração Natalina especial, a cidade fica na expectativa de eventos com corais e musicais religiosos.

Já para o Réveillon, teremos a tradicional queima de fogos, que se tornou a maior do interior do estado do RJ, onde milhões de pessoas vão até as areias da praia do forte acompanhar esse espetáculo pirotécnico e musical.

Faça sua reserva pelo telefone ou por email

(22) 2647-1746   //   laplage@laplage.com.br

 

 

Feriado extendido 15 de novembro

10nov

Teremos um feriado extendido na próxima quinta-feira e a expectativa de ocupação de todos os hotéis e pousadas da região é grande.

Muitas empresas irão estender o feriado até próxima terça, dia 20 que é feriado da Consciência Negra.

Faça logo sua reserva e garanta seu feriado extendido com mais tranquilidade

Faça sua reserva pelo telefone ou por email

(22) 2647-1746   //   laplage@laplage.com.br